Projetos de eficiência energética: Economia de energia ao seu alcance

Tanto nas empresas quanto em nossas residências, no final do mês a fatura de energia é uma das contas que mais pesam no bolso. No Paraná, nos últimos 5 anos, o reajuste tarifário anual médio foi de cerca de 7%. Só este ano, tivemos um aumento médio de 10,5% na fatura de energia. Nesse cenário, é natural que a procura por maneiras de economizar energia com eficiência energética venha crescendo. Mas economizar energia muitas vezes também está associado a um custo. 

Seja para trocar a iluminação antiga de um condomínio por uma mais eficiente e nova ou para aplicar um retrofit numa máquina industrial que consome muita energia, o custo de um projeto de economia de energia muitas vezes gera a pergunta: Será que vale a pena? Para piorar, a taxa de juros real do Brasil e a tarifa de energia é atualmente a segunda maior do mundo. Com os financiamentos mais caros e o crédito mais difícil, muitas pessoas deixam os projetos de economia de energia na gaveta. 

Entretanto, mostraremos a seguir que existem alternativas para lidar com essa situação e que é sim possível obter um financiamento barato para aplicar em projetos de eficiência energética. Desse jeito, você poderá reduzir sua fatura de energia sem precisar tirar dinheiro do bolso. Continue acompanhando nosso post! 

O que é o PEE?

Pensando em estimular a economia de energia, em junho de 2000, o Governo Federal aprovou a Lei nº 9.991, que estabeleceu o Programa de Eficiência Energética (PEE). Essa Lei obrigou, a partir de então, todas as concessionárias de energia (a Copel, no caso do Estado do Paraná) a separar uma parte de sua receita para aplicar em projetos de eficiência energética. Dessa forma, o país caminharia para um uso mais consciente e eficiente da energia. 

Assim sendo, todos os anos as concessionárias liberam dezenas de milhões de reais para a execução de projetos dessa natureza. Para realizar uma distribuição mais justa dos recursos, os projetos são selecionados através de chamadas públicas. Essas seleções levam em consideração, principalmente, o potencial de economia de energia proporcionalmente ao montante de dinheiro investido.

Eficiência energética: Como funciona o financiamento no PEE?

Para participar da chamada pública das concessionárias de energia, a empresa, indústria ou instituição devem submeter um projeto detalhado de eficiência energética para análise. Uma vez que a empresa aprova o projeto, a concessão habilita a obtenção de financiamento. Após um prazo determinado de execução e confirmação dos resultados propostos, o cliente inicia o pagamento das parcelas do financiamento. 

Uma grande vantagem do modelo de financiamento do PEE é que as parcelas são proporcionais à economia de energia comprovada do projeto. Além disso, o empréstimo está associado à taxa de juros IPCA, o que implica que o dinheiro é basicamente corrigido pela inflação. Nesse sentido, considerando as condições econômicas atuais do Brasil, pode-se afirmar que este é um dos modelos de financiamento mais atrativos do mercado. 

Principais tipos de eficiência energética que estão incluídos no PEE:

Os principais projetos que são contemplados no PEE incluem refrigeração e aquecimento, iluminação, motores elétricos e, em alguns casos, geração de energia fotovoltaica. Os projetos de refrigeração incluem substituição de sistemas de ares-condicionados e de equipamentos de centrais de água gelada. Já os projetos de aquecimento normalmente dizem respeito à substituição de sistemas de aquecimento resistivos por aquecimento solar ou bombas de calor de alta eficiência. 

Há também oportunidades associadas a iluminação. Nesse caso, a substituição de luminárias e lâmpadas convencionais por aquelas com tecnologia LED é um destaque. Além disso, há também a possibilidade de aplicação de sistemas de automação (iluminação inteligente) e aproveitamento de iluminação natural. De maneira semelhante, dentro das indústrias, a substituição de motores elétricos de baixa eficiência por motores de alto rendimento é bastante usual em projetos do PEE. Nesse segmento de empresas, a implementação de automação para um funcionamento on-demand dos motores elétricos também é notória. 

Conheça as soluções Eletron

Somos líder de mercado em aprovação de projetos de eficiência energética nos editais do PEE no Paraná e em Santa Catarina. Nós auxiliamos nossos clientes em todas as etapas do processo: preparação de documentação, desenvolvimento e submissão do projeto, execução da obra e manutenção. Nosso foco é sempre promover conforto e agregar valor aos nossos clientes. Ficou interessado em realizar um projeto conosco? Entre em contato através dos nossos canais. 


Saiba Mais sobre:

Fundos de eficiência energética. Como funcionam

Entendendo a conta de luz

Simulador de energia solar


Solicite seu projeto de eficiência energética

Conheça os serviços da Eletron Energia

Veja também nossos cases.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Vamos fazer negócio?

Gostou de alguma das nossas soluções? Nós adoraríamos saber o que você está pensando!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar utilizando o site, você concorda com nossa Política de Privacidade.