Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/wp-content/themes/enhenyero/content-service.php on line 106

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/wp-content/themes/enhenyero/content-service.php on line 124
Diagnostico Energético

Diagnostico Energético

O diagnóstico energético é um estudo detalhado sobre ações que podem ser realizadas em uma instalação de modo a utilizar de forma mais eficiente a energia elétrica. A partir do estudo da instalação e seu uso, é possível verificar quais os benefícios e melhorias a serem trazidos na instalação e também os resultados esperados, de forma que o projeto seja executado da maneira mais eficiente possível.

Muitos investimentos ainda são feitos na base de “achismo” ou estimativas errôneas e depois não trazem os retornos esperados. Um diagnóstico bem feito auxilia escolher as soluções que terão melhor custo x beneficio, descreve com clareza pontos importantes, como:

- Onde investir primeiro?

- Como será medido a economia? (utilizando o protocolo internacional de medição e verificação, por exemplo)

- Melhores soluções em cada caso

- Como será feito (equipamento, mão de obra, etc..)

- Comparações de opções de financiamento, se for o caso (soluções sem desembolo/“cash out”, capex x opex, custo efetivo total, impacto no balanço e resultado da empresa, utilização de fundos com subsídios, etc..)

- cronograma de implementação físico/financeiro (fluxo de caixa)

- planejamento tributário (desconto do IRPJ/CSLL/PIS/Cofins/ICMS, Capex x Opex, etc..)

O diagnóstico é essencial para justificar investimentos no projeto, já que descreve as ações a serem tomadas, recursos necessários e payback do projeto (ou RCB caso seja um projeto que utiliza o fundo do Programa de Eficiência Energética da Aneel).

Dentre essas ações, destacam-se a tecnologia LED, energia solar fotovoltaica, a automação por meio de sensores/inversores de frequência, uso de motores de alta eficiência e aquecimento solar.

Mesmo a troca simples de lâmpadas deve envolver a correção da iluminância, cálculo de uniformidade, grau de ofuscamento, entre outras características da iluminação dos ambientes de acordo com a NBR ISO-CIE 8995-1. A geração foto voltaica deve considerar a variação da temperatura e radiação solar do local, posição das placas, nível de tensão que será conectado, etc.. O inversor deve considerar o tipo de carga e processo que o motor está conectado, etc..

 

Leia mais sobre fundos de eficiência energética no nosso Blog.