Está aberta a Chamada Pública PEE Copel 2019


nov 05, 2019

Condomínio Viva Vida – Projeto Aprovado na Chamada Pública da Copel de 2017

Anualmente a Copel abre uma Chamada Pública com o objetivo de selecionar projetos de Eficiência Energética para seus clientes. Se você tem interesse em trocar sua iluminação convencional por LED, substituir seus motores, aparelhos de ar condicionado ou de refrigeração por modelos mais eficientes, ou gerar sua própria energia com painéis solares, você pode receber recursos da Copel para investir na sua empresa.

Qual a origem dos recursos?

O Programa de Eficiência Energética – PEE é executado anualmente pela Copel e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, em atendimento a Lei nº 9.991/00. A legislação determina que concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o valor equivalente a 0,40% de sua receita operacional líquida no desenvolvimento de projetos de Eficiência Energética.

A Chamada Pública PEE Copel 2019 abriu com um total de R$ 100 milhões disponibilizados para a implantação de projetos de eficiência energética!

fig-2

É um empréstimo?

Os consumidores poderão se enquadrar em duas modalidades contratuais:

-Termos de Cooperação Técnica, o repasse dos valores é realizado a fundo perdido, sem que haja necessidade de devolução pelo consumidor. Esta modalidade é destinada a projetos enquadrados nas seguintes categorias: Poder Público, Iluminação Pública, Serviço Público ou Comércio e Serviços desde que sejam de caráter essencialmente filantrópico ou assistencial, comprovados com a apresentação do Certificado CEBAS ou Declaração de Utilidade Pública.

-Contrato de Desempenho, quando o consumidor recebe os valores aplicados através de um empréstimo sem juros. Os valores e prazos vão depender dos resultados obtidos no projeto.

No caso de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o consumidor irá devolver apenas 80% do montante de recursos que foram investidos.

Os custos relacionados a elaboração do projeto não precisam ser devolvidos para a Copel (Fundo Perdido para todos os consumidores).

fig-3

Quem pode participar?

Podem participar da Chamada Pública todos os consumidores pessoa jurídica atendidos pela Copel, inclusive aqueles que compram energia do Mercado Livre de Energia Elétrica. Na prática, projetos maiores têm mais chances de ser aprovados na Chamada Pública.

A Eletron Energia aprovou, só nos últimos 3 anos, mais de 50 projetos no âmbito de Chamadas Públicas. Apenas na Chamada Pública PEE Copel 2018 foram 20 projetos aprovados, que totalizam R$ 19 milhões.

Se você quer apresentar um projeto em 2019, nos procure o quanto antes para termos tempo suficiente para elaborar um projeto para você!

print2

Clube Duque de Caxias – Projeto Aprovado na Chamada Pública da Copel

O autor | Sérgio Márcio

Ver mais posts do autor