Está aberta a Chamada Pública da Copel para projetos de redução do consumo de energia


jan 07, 2021

Centro de Serviços em Aço (ACSO) – Projeto Aprovado na Chamada Pública da Copel de 2018

Todo ano a Copel, atendendo à Lei n° 9.991/2000, aplica 0,40% de sua receita operacional líquida em seu Programa de Eficiência Energética (PEE). Através de Chamadas Públicas, os melhores projetos são selecionados e recebem recursos para combater o desperdício de energia elétrica.

Se a sua empresa tem interesse em trocar iluminação convencional por LED, substituir motores, aparelhos de ar condicionado ou de refrigeração por modelos mais eficientes, ou gerar sua própria energia com painéis solares, podemos submeter um projeto na Chamada Pública. Caso o projeto seja aprovado, sua empresa irá receber recursos da Copel para investir em melhorias de equipamentos e painéis solares.

Qualquer consumidor pessoa jurídica atendido pela Copel pode participar da Chamada Pública, como indústrias, condomínios, comércios, instituições de ensino, hospitais, hotéis, órgãos públicos, entre outros. Na prática, projetos maiores têm mais chances de serem aprovados.

Chamada Pública PEE Copel 2020

A Chamada Pública PEE Copel 2020 está aberta com um total de R$ 30 milhões disponibilizados para a implantação de projetos de eficiência energética. O prazo para submissão das propostas é março/2021. Se a sua empresa tem interesse em apresentar um projeto, nos procure o quanto antes para termos tempo suficiente para elaborar o estudo e a documentação necessária!

A Eletron Energia trabalha com a modalidade de contrato de risco, ou seja, o cliente não desembolsa nada para nos contratar. Caso seja aprovado, os custos com o projeto são desembolsados pela Copel a fundo perdido para todos os consumidores.

É um empréstimo?

Os consumidores poderão se enquadrar em duas modalidades contratuais:

-Termos de Cooperação Técnica, o repasse dos valores é realizado a fundo perdido, sem que haja necessidade de devolução pelo consumidor. Esta modalidade é destinada a projetos de instituições públicas ou entidades beneficentes de assistência social, comprovado com a apresentação do Certificado CEBAS.

-Contrato de Desempenho, quando o consumidor recebe os valores aplicados através de um empréstimo somente com correção monetária do IPCA e sistema SAC. O valor das parcelas mensais é limitado ao valor da economia mensal trazida pelo projeto, e não há um prazo limite para pagamento, que depende do valor investido.

No caso de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o consumidor irá devolver apenas 80% do montante de recursos que foram investidos.

Os custos relacionados a elaboração do projeto não precisam ser devolvidos para a Copel (Fundo Perdido para todos os consumidores).

fig-3

Chamada Pública PEE Copel 2019

Ao longo de sua tragetória, a Eletron Energia já aprovou 88 projetos em Programas de Eficiência Energética, com destaque para o resultado excelente que tivemos na Chamada Pública PEE Copel de 2019, com 45 projetos aprovados! Juntos, os 45 projetos totalizam R$ 48,4 milhões.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos projetos:

O autor | eletronenergia

Ver mais posts do autor