Chamada Pública Copel para projetos de Eficiência Energética


out 11, 2017 , , , ,

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, Companhia Paranaense de Energia, acontece anualmente atendendo à legislação que determina que a concessionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem investir 0,5% de sua receita em projetos de eficiência energética com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica das instalações de seus consumidores.

Através desse recurso, a Copel realiza as chamadas públicas em busca de projetos de eficiência energética para as seguintes tipologias: industrial, residencial (condomínios), comércio e serviços, poder público, rural, serviços públicos e iluminação pública.

A Chamada Pública PEE Copel 001/2016 contou com um total de R$ 16 milhões para ser investidos projetos de eficiência energética. Sendo que destes, R$ 9 milhões foram destinados exclusivamente para projetos industriais e residenciais das áreas comuns de condomínios, que são as áreas de maior consumo de energia dentro da Copel.

A chamada atende projetos para entidades com fins lucrativos (indústrias, comércio, etc.) e sem fins lucrativos (fundações, associações, poder público, condomínios residenciais, etc.). Sendo que, no segundo caso, não é necessário devolver o investimento para a Copel caracterizando um recurso a fundo perdido.

Os projetos de eficiência energética mais comum são aqueles com o objetivo de trocar um sistema de iluminação com tecnologia convencional (lâmpadas halógenas, fluorescentes, vapor metálico, etc.) menos eficiente para modernas e econômicas lâmpadas LED. Mas os projetos também podem apresentar outras ações como a substituição de motores e sistemas de ar-condicionado e a instalação de sistemas de geração de energia solar com painéis fotovoltaicos.

A Eletron aprovou cinco projetos de eficiência energética dentro da Chamada Pública PEE Copel 001/2016. São projetos desenvolvidos para as tipologias de comércio e serviços, poder público e residencial. Esses projetos estão descritos com mais detalhes a seguir.

eletron

 

Bom JesusBom Jesus
Projeto aprovado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da Copel de 2016. Inclui a substituição de mais de 17 mil lâmpadas do sistema de iluminação atual por novas lâmpadas LED de alta eficiência em 9 unidades e a instalação de um sistema de geração fotovoltaico possuindo 210 painéis solares com capacidade de geração de mais de 66 kWp produzindo 87,7 MWh de energia todo ano. Ao todo, o projeto prevê uma economia anual de mais de 830 MWh.

 

Tribunal Regional EleitoralTribunal Regional Eleitoral
Resultando na substituição de mais de 10 mil lâmpadas convencionais pela tecnologia LED, esse projeto de eficiência energética realizado dentro da chamada pública da Copel de 2016 beneficia o TRE de Curitiba e fóruns eleitorais de 50 cidades do paraná. Apresentou como caso especial a troca do sistema de ar-condicionado, primeiro do gênero em uma chamada pública, com a substituição do Chiller por um sistema VRF de alta eficiência no TRE. No total, são 509,24 MWh de economia anual, sendo 179,19 MWh do ar-condicionado.

 

Condomínio Residencial – Flex AccantoCondomínio Residencial – Flex Accanto
Projeto realizado para a chamada pública da Copel de 2016 a fundo perdido. Realiza a eficientização do condomínio com a substituição de quase 3 mil lâmpadas da área comum por outras com tecnologia LED e a instalação de 42 painéis solares com potência total de 11,13 kWp. Como resultado, economiza-se anualmente 211,34 MWh. Portanto, estima-se uma redução de 80 mil reais nos gastos com energia elétrica.

 

Condomínio Residencial – Parque ArvoredoCondomínio Residencial – Parque Arvoredo
Beneficiando o condomínio com a substituição de 665 lâmpadas dentro da área comum por lâmpadas LED e com a construção de uma usina solar com 306 painéis, esse projeto a fundo perdido foi apresentado na chamada pública da Copel de 2016. São 131,35 MWh economizados anualmente, sendo 104,87 MWh gerados pela usina solar.

 

 

RTVE – Rádio e Televisão Educativa do ParanáRTVE – Rádio e Televisão Educativa do Paraná
Realizado dentro da chamada pública da Copel de 2016 de eficiência energética, representa a atualização do sistema de iluminação das instalações da RTVE para a nova e eficiente tecnologia LED. Realiza, através de recursos a fundo perdido, a substituição de mais de 1700 lâmpadas convencionais por LED, ação que resulta em uma economia anual de energia de mais de 150 MWh.

 

E está aberta a Chamada Pública VPDE 003/2017. No periodo de 6 de outubro de 2017 a 5 de janeiro de 2018, a copel estará recebendo as propostas de projeto de Eficiência Energética, que contemplem unidades consumidoras atendidas na área de concessão da Copel DIS. Saiba mais

 

 

Saiba Mais sobre:

Chamada Pública PEE Copel 2016

Fundos de eficiência energética. Como funcionam

Entendendo a conta de luz

Simulador de energia solar


 

Solicite seu projeto de eficiência energética

Conheça os serviços da Eletron Energia

Veja também nossos cases.