Chamada Pública Copel 2017 para projetos de Eficiência Energética


jun 05, 2018

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, Companhia Paranaense de Energia, é executado anualmente em atendimento à cláusula do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica, à Lei n° 9.991/2000, Lei n° 13.203/2015 e Lei n° 13.280/2016, atendendo à essa legislação, que determina que as concessionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem investir 0,5% de sua receita anual em projetos de eficiência energética com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica das instalações de seus consumidores. Os critérios para aplicação dos recursos e procedimentos necessários para apresentação do Programa a ANEEL está estabelecido na Resolução Normativa ANEEL n° 556, de 18 de junho de 2013, e nas normas que porventura venham a substituí-la.

Através desse recurso, a Copel realiza as chamadas públicas em busca de projetos de eficiência energética para as seguintes tipologias: industrial, residencial (condomínios), comércio e serviços, poder público, rural, serviços públicos e iluminação pública.

A Chamada Pública PEE Copel VPDE 003/2017 contou com um total de R$ 20 milhões para ser investido em projetos de eficiência energética.

Os projetos de eficiência energética mais comuns são aqueles com o objetivo de trocar um sistema de iluminação de tecnologia convencional menos eficiente (lâmpadas halógenas, fluorescentes, vapor metálico, etc.) para modernas e econômicas lâmpadas LED, que são capazes de iluminar com mais qualidade, consumindo menos. Os projetos também podem apresentar outras ações, como a substituição de motores e sistemas de ar-condicionado e a instalação de sistemas de geração de energia solar por painéis fotovoltaicos.

A Eletron teve treze projetos de eficiência energética aprovados dentre os vinte e nove selecionados através da Chamada Pública PEE VPDE Copel 003/2017. São projetos desenvolvidos para as tipologias de comércio e serviços, poder público e residencial. Esses projetos estão descritos com mais detalhes a seguir:

PROPOSTAS DE PROJETOS APROVADAS MUNICÍPIO Quantidade de Lâmpadas
a Serem Trocadas
Quantidade de Painéis a Serem Instalados
  ALPHAVILLE GRACIOSA CLUBE PINHAIS 1973 176
  CLUBE DUQUE DE CAXIAS CURITIBA 1517 286
  ASSOCIAÇÃO ALPHAVILLE GRACIOSA RESIDENCIAL PINHAIS 874 246
  CONDOMÍNIO HUB – HOME URBAN BUSINESS CURITIBA 998 36
  COAPROCOR COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE PRODUTORES DE CORUMBATAI DO SUL E REGIAO CORUMBATAI
DO SUL
78 532
  CHAMPAGNAT 2540 – OFFICE E RESIDENCE CURITIBA 884 112
  VIDA BELLA PRAÇAS RESIDENCIAIS COLOMBO 200 399
  ACRIDAS – ASSOCIAÇAO CRISTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CURITIBA 340 171
  CONDOMÍNIO BARCELONA NEOVILLE CURITIBA 568 270
  COMPANHIA DE AUTOMÓVEIS SLAVIERO CURITIBA 1760 216
  CONDOMÍNIO VIVA VIDA CURITIBA 434 207
  7TH AVENUE LIVE AND WORK CURITIBA 706 115
  ANTIGA E MISTICA ORD ROSAE CRUCIS AMORC GLJL PORTUGUESA CURITIBA 1186 126


7th Avenue Live And Work

7th Avenue Live And Work
A parte residencial do conjunto contará com uma geração fotovoltaica com capacidade de 30 kWp, produzindo ao ano em torno de 45 MWh. A economia anual total será de mais de 30 mil reais, considerando também a troca de mais de 700 lâmpadas por lâmpadas LED de alta eficiência.

 

 


 

ACRIDAS - Associação Cristã De Assistência SocialACRIDAS – Associação Cristã De Assistência Social

A ACRIDAS é uma instituição que trabalha em prol de crianças, adolescentes, do convívio em família e do auxílio a pessoas vulneráveis. Esse projeto viabilizará uma economia de mais de 44 mil reais por ano que poderão ser redirecionados ao trabalho social. Essa economia será atingida substituindo-se 340 lâmpadas ineficientes por LED e através da instalação de uma central geradora fotovoltaica com capacidade de quase 55 kWp. Neste projeto, a Eletron Energia realizou seu trabalho de forma voluntária.

 


Companhia De Automóveis SlavieroCompanhia De Automóveis Slaviero

Neste empreendimento comercial, é prevista uma economia anual de 226 MWh, totalizando quase 85 mil reais. 1760 lâmpadas serão substituídas por LED de alta eficiência e uma central fotovoltaica com capacidade de geração de 71 kWp será instalada, utilizando-se 216 painéis fotovoltaicos.


 

Museu Egípcio e Rosacruz – Antiga E Mistica Ord Rosae Crucis Amorc Gljl PortuguesaMuseu Egípcio e Rosacruz

O projeto do Museu Egípcio contará com a substituição de mais de 1100 lâmpadas, economizando quase 25 MWh por ano. Ao se contabilizar também a inclusão da central de geração fotovoltaica com capacidade de 40 kWp e 126 painéis instalados, haverá uma economia total de 82 MWh por ano. Evitar esse consumo trará quase 50 mil reais de economia anual ao Museu.

 


 

Alphaville Graciosa ClubeAlphaville Graciosa Clube

Projeto aprovado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da Copel de 2017. Inclui a troca de quase 2 mil lâmpadas do sistema atual por lâmpadas eficientes de LED.  Serão instalados 176 painéis fotovoltaicos que irão fornecer mais de 56 kWp. A economia total prevista é de 334,58 MWh por ano.

 

 


Clube Duque De Caxias

Clube Duque De Caxias

Quase 205 mil reais serão economizados por ano através do projeto de iluminação, no qual serão substituídas em torno de 1500 lâmpadas por sistemas LED de alta eficiência, e do projeto de geração de energia, que inclui a instalação de 286 painéis fotovoltaicos com capacidade de entregar aproximadamente 75 kWp.

 

 


 

Associação Alphaville Graciosa ResidencialAssociação Alphaville Graciosa Residencial

Com a troca de quase 900 lâmpadas por LED de alta eficiência e a implementação de um projeto de geração fotovoltaica com 246 painéis e 65kWp, espera-se economizar uma energia anual de pouco mais de 500 MWh.

 

 


 

Condomínio Hub - Home Urban Business

Condomínio HUB – Home Urban Business

No projeto desse residencial, está prevista a instalação de 36 painéis fotovoltaicos e a substituição de 1000 lâmpadas para aumentar a eficiência, diminuindo o consumo de energia elétrica. O resultado dessa execução acarretará em uma economia anual de mais de 41 mil reais.

 

 


 

Champagnat 2540 - Office e ResidenceChampagnat 2540 – Office e Residence

Nesse prédio, serão instalados 112 painéis fotovoltaicos e trocadas quase 900 lâmpadas para LED, totalizando 134 MWh de economia por ano.

 

 

 


 

Vida Bella Praças Residenciais

Vida Bella Praças Residenciais

O projeto desse condomínio prevê a substituição de 200 lâmpadas atualmente instaladas para novas lâmpadas LED e a execução de um projeto de geração com 400 painéis fotovoltaicos que tem uma capacidade de geração de 127,68 kWp. Através dessa implementação, mais de 240 MWh serão economizados por ano.

 

 


 

Condomínio Barcelona Neoville

Condomínio Barcelona Neoville

Neste residencial, será obtida uma economia anual de mais de 138 MWh através da substituição de quase 570 lâmpadas atualmente colocadas para LED e da instalação de 270 painéis fotovoltaicos com capacidade de geração de 86 kWp.

 

 


 

Condomínio Viva VidaCondomínio Viva Vida

O condomínio contará com uma central fotovoltaica com capacidade de 66kWp através de 207 painéis fotovoltaicos. Serão substituídas 434 lâmpadas para que se aumente a eficiência utilizando lâmpadas de LED. Essas medidas totalizam uma economia de 103 MWh ao longo do ano.

 

 


Coaprocor Cooperativa Agroindustrial De Produtores De Corumbataí Do Sul E RegiãoCOAPROCOR – Cooperativa Agroindustrial De Produtores De Corumbataí Do Sul E Região

Este projeto irá beneficiar 811 famílias de agricultores da região de Corumbataí do Sul, no interior do Paraná.  O projeto irá gerar uma economia anual de 280 MWh para a Cooperativa. Esse aumento de eficiência será obtido através da substituição de 78 lâmpadas atualmente em funcionamento por lâmpadas LED de alta eficiência. O projeto de geração fotovoltaica prevê a instalação de 532 painéis que têm uma capacidade de produção de 170 kWp. O benefício anual será de mais de 120 mil reais e poderá ser investido no crescimento e expansão da própria cooperativa.

 

GOVERNO DO ESTADO    unnamed (2)    unnamed

 

 

Saiba Mais sobre:

Palestra: Funcionamento do Programa de Eficiência Energética Copel – Set/2018

Chamada Pública PEE Copel 2016

Fundos de eficiência energética. Como funcionam

Entendendo a conta de luz

Simulador de energia solar


Solicite seu projeto de eficiência energética

Conheça os serviços da Eletron Energia

Veja também nossos cases.