O que você precisa saber sobre sistemas de refrigeração

Os equipamentos de sistemas de refrigeração industrial são normalmente compostos por diversos componentes. Dentre eles, o que merece maior destaque é o compressor de refrigeração. Fazendo uma comparação com o nosso corpo, podemos dizer que os compressores são como o coração. Eles funcionam promovendo a compressão e movimentação de fluido refrigerante ao longo do sistema. Dessa forma, é possível que ocorra uma transferência de calor adequada nos trocadores de calor.

Podemos dizer que a eficiência global dos equipamentos de refrigeração depende fundamentalmente da eficiência do compressor de refrigeração. Por conta disso, há um enorme interesse acadêmico e industrial acerca dessas máquinas e por ser o único componente que contém partes móveis, os compressores de refrigeração são os que mais demandam manutenção no sistema. Assim, podemos dizer que, quando o assunto é reduzir custos, é para os compressores que devemos olhar. Ficou curioso? A seguir, falaremos mais desses equipamentos.

Funcionamento dos Compressores de Refrigeração Industrial

Do ponto de vista da engenharia mecânica, os compressores de refrigeração industrial são máquinas que convertem energia elétrica em energia mecânica. Normalmente munidos de um motor elétrico, esse equipamento absorve energia elétrica para aumentar a pressão e a temperatura do gás refrigerante através de um sistema mecânico. Existem vários tipos de compressores e os sistemas mecânicos utilizados para comprimir o gás são variados e possuem muitas formas constitutivas.

Quais tipos de compressores existem?

São cinco os principais tipos de compressores de refrigeração industrial: alternativo, rotativo, scroll, parafuso e centrífugo. Além disso, de acordo com sua característica construtiva, os compressores podem ser classificados em abertos, semi-herméticos e herméticos.

Os compressores alternativos são os mais encontrados atualmente no mercado. Embora sejam considerados uma tecnologia mais antiga, ainda são encontrados em muitos equipamentos de refrigeração. Vêm sendo, entretanto, preteridos em relação a outros modelos mais silenciosos e econômicos em projetos mais novos. Esse tipo de compressor opera a partir de um sistema cilindro-pistão-biela-manivela para comprimir o gás refrigerante no processo anterior à condensação.

Já o mecanismo de compressão dos compressores rotativos é constituído de um rotor excêntrico com palhetas móveis. Nesse tipo de equipamento, o gás é comprimido entre as palhetas e as paredes que envolvem o rotor.

Semelhantemente, os compressores scroll operam com um rotor excêntrico. Entretanto, no caso destes equipamentos, a parte rotativa possui um formato de espiral e não possui palhetas. Dessa forma, o gás é comprimido pela movimentação do espiral do rotor em torno de um espiral fixo. Essa movimentação força a movimentação do gás até o centro dos espirais, aumentando sua pressão e temperatura.

Os compressores parafuso, por sua vez, são formados por um parafuso simples ou dois parafusos cujas roscas são encaixadas. A rotação dos parafusos, dessa forma, faz o gás se movimentar através dos espaços entre as roscas, aumentando a pressão e a temperatura do fluido.

Por fim, os compressores centrífugos funcionam de maneira semelhante a uma bomba centrífuga. Salvadas as devidas proporções, eles operam também semelhantemente às turbinas dos aviões. Neles, um rotor com várias pás roda em alta velocidade comprimindo o gás nas paredes que envolvem o rotor.

Diferença entre compressores abertos, semi-herméticos e herméticos

Falamos anteriormente que os compressores de refrigeração ainda podem ser classificados entre abertos, semi-herméticos e herméticos. Mas qual a diferença entre eles?

Os compressores abertos são aqueles em que o motor não está acoplado ao mecanismo de compressão. Nesses casos, muitas vezes o acoplamento entre a parte motriz e o sistema de compressão é feito por um eixo ou um sistema polia-correia.

Nos compressores semi-herméticos, o motor é acoplado ao sistema, mas há acesso ao motor para eventuais manutenções que sejam necessárias. Por último, os compressores herméticos possuem o motor acoplado ao sistema de compressão, mas são completamente enclausurados. Dessa forma, qualquer problema no motor implica na necessidade de substituição completa do compressor.

Conheça as soluções em sistemas de refrigeração da Eletron Energia

Como falamos antes, os compressores são uma peça fundamental dos sistemas de refrigeração industrial. Eles são os principais responsáveis pela eficiência global do sistema e causam as maiores dores de cabeça quando falamos em necessidade de manutenção. Por conta disso, principalmente em sistemas antigos, a presença de compressores antigos ou com tecnologia desatualizada gera custos desnecessários e elevados às empresas.

A Eletron Energia é uma empresa especializada em projetos de eficiência energética e quando se trata de sistemas de refrigeração industrial, estamos fazendo eficiência energética com projetos de modernização e automação usando a menor quantidade de energia possível para realizar uma determinada tarefa. Quanto mais eficiente for um sistema, menos energia ele consumirá para produzir o mesmo resultado e mais redução significativa nos custos de energia, o que é benéfico para o bolso e para o orçamento geral.

Nós  viabilizamos os projetos para que a economia pague as melhorias aplicadas e a remuneração ocorra após os resultados medidos e comprovados. melhorar a eficiência operacional, aumentar o conforto e o controle sob o condicionamento ambiental para os nossos clientes. Ficou interessado? Entre em contato conosco!


WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Vamos fazer negócio?

Gostou de alguma das nossas soluções? Nós adoraríamos saber o que você está pensando!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar utilizando o site, você concorda com nossa Política de Privacidade.